Blog da Leardi

Qual a influência da SELIC no mercado imobiliário

  • 30/04/2019

Planejamento para comprar o imóvel é essencial. É preciso muito foco para guardar dinheiro e dar a percentual de entrada para financiar o restante. Além, é claro, ter um perfil de renda que seja compatível com o saldo a financiar, uma vez que a parcela não deverá ultrapassar, em média, os 30% dos rendimentos da família.

Por sua vez, a SELIC, taxa básica de juros, tem efeito direto no custo de financiamento das empresas de crédito. Quando a SELIC sobe, os juros praticados pelo mercado tendem a acompanhar. O mesmo acontece quando os juros baixam.

Com o poder de influenciar o preço total do imóvel, a SELIC precisa ser observada durante o período em que você estará poupando.

Imagine o seguinte cenário: você guardou o suficiente para dar os 20% de entrada no imóvel e já estudou que sua renda é compatível com as parcelas. Porém, ocorre um aumento da SELIC e agora o imóvel, em seu valor final, custará R$20.000 a mais. Isto poderá elevar o valor da entrada e gerar a necessidade de que a renda seja superior a atual para que o crédito seja aprovado. Você precisará rever seus cálculos e adequar-se às novas exigências econômicas.

O cenário atual da SELIC é favorável para a compra, sendo a menor taxa de juros já praticada desde 1986, em 6,5% (mar/19) desde quando foi alterada pelo Banco Central em fevereiro de 2018.

Além de influenciar no preço do financiamento, os juros baixos tendem a diminuir o custo da obra, com a redução dos preços dos materiais, o que pode gerar preço menor do imóvel mesmo na compra à vista e ou para a base de cálculo do financiamento. Cada unidade custará menos, logo, o preço poderá ser menor.

Outro aspecto é que a SELIC em baixa força os bancos a aumentarem a oferta de crédito, pois, com menos juros recebidos, a quantidade de crédito liberado precisa aumentar para que a instituição financeira mantenha seu patamar de rentabilidade e lucros.




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail