O sonho da casa própria parece ainda mais distante quando paramos para pensar em toda burocracia e pagamento de tributos que isso envolve.
Ao começar um negócio imobiliário, é preciso ter conhecimento sobre essas taxas, e uma delas é o ITBI.
Veja a seguir algumas informações sobre esse tipo de imposto que te ajudarão muito na hora de fechar contratos!
O que é ITBI
ITBI, ou Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, se trata de um imposto que deve ser pago por quem adquire uma propriedade. Através desse imposto o comprador pode regularizar o imóvel oficializando a compra.
Essa taxa serve, assim como o IPTU, para melhoria do município, como asfaltamento de ruas, coletas de lixo, abastecimento de água, luz e etc.
Como pagar
Como a maioria das taxas envolvidas em transações imobiliárias, a guia de recolhimento do ITBI só pode ser emitida após vários documentos serem apresentados, como, por exemplo, a cópia da matrícula do imóvel, comprovantes de pagamentos e formulários específicos para cada município.
Por demandar tantos documentos em mãos, o auxílio de um corretor de imóveis é muito útil nessa etapa. Isso porque esse profissional possui experiência e contatos que podem agilizar o processo para obter todas as declarações pedidas.
Como o IBTI é calculado
O valor cobrado pelo ITBI não é fixo. Isso porque o montante a ser pago varia de acordo com o valor venal, o qual pode ser calculado por meio do preço registrado no contrato de compra e venda.
Contudo, o cálculo desse valor pode ser contestado caso o comprador sinta que não está sento justo, pois, em alguns casos, ao constatar que o valor venal é superior ao montante da negociação, algumas prefeituras utilizam o maior preço para calcular o tributo.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail