Blog da Leardi

Dicas para calcular o valor de um imóvel

  • 23/03/2021

No mercado imobiliário não há formas exatas de se definir o valor exato de um imóvel, porém, estipular um bom preço para ele pode fazer toda a diferença na hora de conseguir vendê-lo!

Um valor muito baixo pode fazer com que o vendedor tenha prejuízo e perca dinheiro, ao mesmo tempo, um valor muito acima da média pode dificultar e até impossibilitar a venda.

Por isso, confira abaixo algumas dicas de como estipular um bom preço de venda!


O que é valor venal?

O valor de um imóvel é feito com base no valor venal estipulado pelo governo.

Este valor é uma estimativa feita pelo Poder Público que calcula o preço de variados tipos de bens e, entre eles, estão os imóveis.

Cada prefeitura possui um cálculo próprio, com base em uma fórmula padronizada, que define os valores venais dos imóveis de cada região. 

No caso de São Paulo, é disponibilizada uma calculadora no site institucional e, para calcular, é necessário digitar apenas o IPTU e a data.


Como o valor venal é calculado?

Para que fique mais fácil, existe uma fórmula base para cálculo, e ela leva em conta a área do terreno, valor unitário padrão residencial, idade do imóvel, localização e característica da construção, como acréscimos, reformas ou modificações.

Esse cálculo, porém, pode variar entre diferentes cidades, é sempre importante se atentar à legislação do seu município para evitar equívocos.


Valor final

O valor venal do imóvel é uma referência para determinar o preço, mas, além dele, também é preciso entender que as mudanças no mercado imobiliário podem influenciar nesse cálculo. 

Por isso, é preciso ficar sempre atento às mesmas, como as movimentações recentes do mercado imobiliário, os créditos para financiamento e o IBTI.

O IBTI é a porcentagem obrigatória que deve ser paga sempre que ocorrer uma transferência de titularidade do imóvel, portanto, ele entra no valor de venda.

Além disso, pesquise casas e apartamentos parecidos na mesma região para comparar os preços e obter uma melhor base antes da sua decisão.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail